sábado, 15 de maio de 2010



Na ultima quarta-feira (dia 12 de maio), cerca de 200 acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará saíram às ruas santarenas para protestar em favor de ônibus, estrutura e segurança na´área da nova universidade. A manifestação partiu do campus, seguindo pela Avenida Cuiabá, interditando os cruzamentos com a Av. Tapajós e com a Rui Barbosa. Em seguida, os manifestantes dirigiram-se ao antigo campus da UFPA, atual sede da Administração da UFOPA, e ocuparam por cerca de uma hora a Reitoria, exigindo uma reunião com o Reitor Seixas Lorenço.



Como o Reitor não se encontrava na cidade, após muita pressão, os estudantes conseguiram uma reunião com o Pró-reitor de Planejamento Aldo Queiroz. De acordo com Wallace Carneiro, coordenador geral do DCE da UFOPA, "depois de merecidas vaias ao Pró-Reitor, cobramos democracia na universidade e exigimos a instalação imediata dos Conselhos Superiores e a participação paritária na Estatuinte da UFOPA".
Os acadêmicos encontram-se em estado de indignação com o descaso da Reitoria e do poder público municipal frente a uma série de demandas relacionadas a questões estuturais do novo campus, que está localizado na antiga área da SUDAM. De acordo com o DCE da UFOPA, não houve um planejamento adequado na transição do campus antigo para o novo campus, e essa negligência está trazendo uma série de problemas graves. A iluminação deficiente e a falta de ônibus geram uma grande insegurança, especialmente nos discentes do período noturno, que já sofreram inclusive assaltos nas proximidades.



A UES se fez presente no ato, dando total apoio à luta do acadêmicos da UFOPA, que prometem voltar a protestar contra Reitoria e Prefeitura, caso suas reivindicações não sejam atendidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos