sexta-feira, 7 de maio de 2010

Texto de Evaldo Viana , extraído do Blog do Jeso.

Era por volta das seis horas da tarde, com o sol ameaçando se pôr a oeste, quando um casal de turistas se aproximou do rapaz, que estava sentado num banco da orla, próximo ao Mascotinho. Pára diante do jovem e obsequiosamente lhe pergunta:
- Amigo, você poderia me dizer onde fica o cinema mais próximo?
O rapaz olhou para o homem que lhe fizera a pergunta e por um momento não sabia o que dizer, mas lembrou que o notebook que carregava consigo estava conectado, via modem da vivo, à Internet e que nele havia instalado o programa Google Eart. Então, disse ao homem:
- Aguarde só um minutinho!
Localizou rapidamente o ponto onde estavam, clicou no ícone que mensura distância e projetou quatro retas: primeiro a oeste, depois ao norte, em seguida a leste e por último ao sul. Para todas as direções fez uns rabiscos, anotando as distâncias. Após, disse ao turista:
- Bom, se o Sr. Pegar essa direção, apontando em direção ao sol, vai encontrar a 605 Km de distância a cidade de Manaus onde certamente vai encontrar bons cinemas. Pegando uma reta nessa sentido (estendendo o braço para um ponto entre o norte e o leste), a uma distância de 534 KM, o Sr. vai chegar a Macapá onde certamente encontrará um bom cinema. Outra alternativa seria Belém, mas tá um pouco longe, pois fica a 705 KM de onde estamos.
A moça que acompanhava o homem, sem entender bem o que ouvira, pois só queriam saber onde poderiam encontrar um cinema, o mais perto possível dali, disse:
- Como assim?!! 500, 600, 700 Quilômetros?!!!
 O rapaz acabara de lembrar de Altamira, onde estivera há poucas semanas e disse:
- Só um minutinho, tem um mais próximo daqui. Péra lá, só mais um pouco! Taqui, encontrei!. Fica justamente nessa direção (apontando o braço entre o leste e sul). Indo nessa direção, a 302 Km, vocês vão chegar a Altamira, um município de mais ou menos uns 90 mil habitantes. Lá tem um cinema muito bom. A exibição dos filmes lá é simultânea com o sul do país e os ingressos são bem em conta, pois quem faz a manutenção do cinema é a prefeitura. Como nenhum particular tem estrutura para mantê-lo, o governo municipal resolveu oferecer ao povo uma opção de lazer. Cinema não é cultura?!! Então?! A prefeitura de lá se preocupa em patrocinar Cultura ao seu povo.
- Mas!….E aqui em Santarém!…Não tem cinema? Não tem governo municipal, como em Altamira, que possa manter um cinema, dar uma opção de lazer para o povo daqui?! – perguntou o homem.
O rapaz ficou meio sem jeito, não sabia o que responder. Depois de alguns segundos disse ao homem:
- Olha, cinema não tem. E governo que se preocupe com a cultura, que se preocupe com o bem estar do povo, acho que também não tem não.
O casal agradeceu a atenção do rapaz, se despediu e foram, certamente, procurar outra opção de lazer para aquele começo de noite

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos